O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. (José Arthur Giannotti)




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Chamada para publicação de trabalhos (artigos, resenhas e ensaios)



Revista de Letras e Pedagogia Dom Bosco




A noção de letramento surgiu no Brasil durante a década de 80 e simultaneamente na França (illettrisme), em Portugal (literacia), na Inglaterra e nos Estados Unidos (literacy, com um novo sentido para a palavra já existente). Em todos esses lugares ela traduz o crescimento de uma necessidade de reconhecer e nomear práticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas que as práticas do ler e do escrever, resultantes da aprendizagem do sistema de escrita. Numa época de tantos desencontros na educação, a necessidade de uma complexidade maior na formação do aluno como um leitor do mundo traduz a correlata necessidade de formação de um professor formador, envolvido com a práxis docente até o âmago. É sobre o desafio esfíngico proposto pelo letramento e todas as instâncias que ele engloba: ensino, aprendizagem, competências e políticas educacionais, que esse número da Revista de Letras e Pedagogia Dom Bosco acolhe artigos, resenhas e ensaios de colaboradores mestres e doutores nas áreas de Letras, Pedagogia e Educação.

Profa. Dra. Edilene Gasparini Fernandes
Coordenadora

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